CRÔNICAS

Profecia Baiana - Paulo Cleto


6/01/2011
Profecia baiana?


Uma amiga minha, Agda Silva, é uma pessoa intensa e fanática pelo tênis. Como boa baiana, adora uma conversa e uma pitada de pimenta sobre o esporte. Alguns poucos anos atrás ela me parou enquanto eu atravessava a alameda lateral da Quadra 9 no Clube Pinheiros, a Central do Clube, e me fez assistir o ultimo game da partida de um jovem que ela jurava, sem a menor cerimônia, seria a próxima sensação do tênis nacional.

Pouco acompanhei da partida, já que o rapaz passou rapidinho pelo game e adversário. Enquanto ele tentava sair da quadra, Agda o pegou pelo braço e lhe sugeriu, talvez um pouco mais, que tirasse uma foto com Paulo Cleto, famoso técnico e comentarista da ESPN.

Passou pela minha mente que o fato do garoto ser seu conterrâneo talvez influenciasse seu julgamento sobre as habilidades do garoto. Pelo o que pude acompanhar naqueles breve pontos ele me pareceu mais um sólido e compenetrado guerreiro para sua idade do que um talento natural – nada mal, até pelo contrário, já que nosso ultimo grande campeão tinha esse mesmo perfil. Mas, como vinha e segue vencendo acima de sua faixa de idade, alguma verdade há de existir nos prognósticos baianos.

Seja lá como for, Silas Cerqueira vem provando a vidência baiana de Agda. Hoje, aos 14 anos, ele conquistou seu primeiro ponto da ATP na etapa de Salvador do I Circuito Profissional de Verão. Não se intimidou com os 40º graus à sombra, até porque nasceu em Feira de Santana, e bateu seu adversário de 20 anos em dois setinhos.

O torneio é somente um Future, mas o primeiro pontinho ninguém esquece e talvez seja o primeiro de muitos outros que podem trazer ao tênis brasileiro a alegria que minha amiga baiana profetizou anos atrás. Talvez um baiano caridoso (alô produtores) possa nos mandar mais notícias e fotos do evento que acontece em Salvador, porque vai ser uma dureza achar aquela foto tirada na Quadra 9.
— com Silas Cerqueira e Agda Silva

Cronista: Profecia Baiana - Paulo Cleto

Receba nossos informativos

Nome
E-mail