NOTÍCIA

Suzana Petersen Gesteira



Suzana Petersen Gesteira, uma das maiores jogadoras de tênis de sua geração, é gaucha nascida em Chachoeira do Sul e filha de campeões de tênis.  Seu pai, Ernesto Petersen foi número dois do ranking de Simples Masculino do Brasil e sua mãe, Luiza Petersen, foi jogadora da 1a classe das mais importantes do seu clube SOGIPA, Sociedade de Ginástica de Porto Alegre, fundada em 1867 por um grupo de imigrantes alemães.  Suzana Petersen começou a a jogar tênis entre 6 e 7 anos de idade. Seus pais nessa época eram professores de tennis na SOGIPA. Desde pequena passava as tardes no clube vendo tenistas jogando nas sete quadras do clube. Foi entao desde a infância que se apaixonou pelo tênis  e se tornou uma pequena tenista. Aos 9 anos em 1957, venceu o primeiro torneio de Simples. Desde os nove anos em diante jogou todas as categorias: 9 os 12, 13 aos 15, 16 aos 18 anos.



Participou  dos jogos Abertos Fermininos da SOGIPA entre 1954  e 1963 um espaço de visibilidade para as mulheres gaúchas. Participou das Olimpíadas do Japão em 1964 e teve a honra de ser convidada para entregar a flâmula do Brasil ao então príncipe Akihito e a princesa Michiko que também eram tenistas.



Em 1968 participou das Olimpíadas do México e ganhou três medalhas de bronze em Simples, Duplas e Duplas Mistas. Vale lembrar que o tênis na época não fazia parte do quadro geral de medalhas porque jogos de tênis eram realizados apenas para demonstração.



Em 1967, após dez anos de treinamentos intensivos,  sagrou-se campeã  brasileira de Simples na categoria principal. Em 1968 começou a jogar torneios inernacionais na Europa. Quando foi jogar na Inglaterra, teve o prazer de usar as roupas produzidas pelo tenista, Teddy Tinling, fashion, designer e escritor, o mais famoso designer de tennis, foi um organizador para do calendário Tour por 60 anos  Teddy Tinling  vestiu muitas tenistas que foram jogar em Wimbledon, principalmente as britânicas  entre elas Virginia Wade, campeã de Wimbledon em 1977, Maria Esther Bueno e Martina Navratilova.



Em 1970 foi o último ano que jogou o circuito europeu. O Campeonato Brasileiro de Tênis Adulto, aconteceu na Bahia em setembro no Clube Bahiano de Tênis. A imprensa divulgou intensame o evento e Suzana em uma das entrevistas comentou que casaria em novembro desse ano com um baiano que havia conhecido em Portugal logo após  os dois maiores clubes da Bahia, Associacão Atlética da Bahia e o Clube Bahiano de Tênis lhe convidarem para fazer parte de suas equipes. Na ocasião Luis Catharino Gordilho a cativou para o CBT e até hoje Suzana é grata pelo convite.



Parou de jogar tênis por pouco tempo pelo ideal de construir uma família e ter filhos. Casou em 1970 e em 1971 nasceu a sua primeira filha Tatiana. Dois meses depois do nascimento da filha ela voltou a jogar. Quando a primogênita fez 2 anos jogou o Campeonato Brasileiro de Adultos e foi campeã de Simples em 1974. Após o o brasileiro foi convidada para integrar a equipe da Copa das Federações na Alemanha. Quando voltou da viagem engravidou da filha Silvana  e foi morar nos Estados Unidos por dois anos e meio. Quando Silvana estava com dois meses foi convidada parajogar um torneio no Texas onde estava morando. Jogou o torneio com as filhas pequenas. Quando teve a terceira filha nascida nos Estados Unidos não teve mais condições de jogar torneios. Após os 5 anos da filha Raquel o presidente do Clube Bahiano de Tênis,  Luis Catharino Gordilho, lhe convidou para dar aula no Clube. Suzana ensinou tênis na agremiação por 11 anos e meio realizou inúmeros torneios Infanto Juvenil com a participação de  200 crianças.



, iremos contar alguns detalhes de suas viagens para torneios internacionais e as curiosidades da vida do tenista fora da quadra Durante a nossa live com Suzana. Vale lembrar que nessa época não existia a WTA. A mesma foi fundada por Billie Jean King em 1973.  Cujo atual presidente é Mickey Lawler. A sede da entidade que dirige o tennis professional feminino fica em Sao Petersburgo na Flórida EUA.



Parabéns Suzana Petersen Gesteira pela sua contribuição para a história do tênis.



 



Agda Silva,



Equipe Tenisbahia



@tenis.bahia



tenisbahia.com



 



Principais titulos de campeã de Simples em Torneios  internacionais:



1968 Malver  (Inglaterra),  Estoril (Portugal) e em Sao Luis de Potosi (Mexico), 1969 Bochun (Alemanha),    Cardiff  (Pais de Gales),  Estoril e Porto (Portugal)  e em Brooklands Sale (Inglaterra). 1970 San Sebastian (Espanha), Reggio Emilia (Itália), Lisboa (Portugal). Em 1974 em Austin (Estados Unidos).



 



 



 


Fotos

Receba nossos informativos

Nome
E-mail