ARIGATÔ TÓQUIO 2020

A ginasta Rebeca Andrade, ouro no salto e prata no individual geral,
carregou a bandeira brasileira na cerimônia de encerramento (Foto: Divulgação COB)

Que experiência maravilhosa foi assistir os Jogos Olímpicos edição 2020 e poder observar, além do espetáculo esportivo, a bela cultura de um país onde a palavra cortesia está impregnada na vida e na alma de seu povo. Vimos no Japão um evento organizado com uma eficiência e competência organizacional indescritível por um povo cuja arma secreta é a gentileza.

O que dizer da participação brasileira? Nos jogos do Rio 2016, ganhamos 19 medalhas. Mérito dos nossos atletas. Louvemos nossos competidores que durante a pandemia investiram seu esforço e dedicação para chegar no Japão em condições de competir com atletas de países altamente competitivos e trazer 21 medalhas:  sete de ouro, seis de prata e oito de bronze. Quanta emoção ver a bandeira brasileira subindo no lugar mais alto do pódio e ver nossos atletas em pranto ouvindo a apresentação do Hino Nacional Brasileiro. Parabenizamos todos nossos atletas medalhistas de ouro, prata, bronze e também aqueles que ficaram na 4ª colocação. Parabéns para os nossos competidores do Voleibol Masculino que por dois pontos ficaram fora do pódio. Congratulações à Arthur Zanetti que foi medalhista nas edições anteriores e por ter tentado fazer algo diferente na saída das argolas caiu e ficou em último lugar. Outro atleta espetacular foi Darlan Romani da modalidade Arremesso de Peso, temos muito orgulho de sua 4ªcolocação.  O esporte não se caracteriza somente por vitórias, mas sim pela participação. O espírito olímpico nos dá uma aula sobre valores e integração. Quanta emoção ver uma menina de 13 anos, Rayssa Leal de Imperatriz do Maranhão, ganhar uma medalha de prata e nos mostrar que mulheres também podem ser skatistas. Foi emocionante ver as lágrimas de Mayra Aguiar de Porto Alegre, ganhando pela 3a  vez consecutiva uma medalha Olímpica no judô feminino até 78kg. O que vimos na chegada do canoísta Izaquias Queiroz dos Santos de Ubaitaba/BA no deck depois de percorrer 1000m foi de arrepiar,  uma explosão de músculos, força, coragem e determinação.

Na cerimônia de premiação, o medalhista de ouro baiano dedicou sua medalha aos familiares, treinador, amigos e às vítimas da covid19. Nas quadras de tênis, vimos um show de garra das paulistanas Laura Pigossi e Luisa Stefani que demostraram que a determinação deve resistir até o último ponto. Suas adversárias russas, Veronika Kudermetova e Elena Vesnina, tiveram 3 match points, venceram 1º set 6×4, nossas medalhistas de bronze venceram o 2º set 3x6e estavam perdendo o tiebreak de  9x7para as russas e as tenistas  brasileiras viraram o jogo e  venceram o match tiebreak por 9×11. Virada espetacular! Primeira medalha olímpica para o tênis do Brasil. O esporte é qualidade de vida. Viva o azeite de dendê da Bahia que nos abençoou trazendo para a Boa Terra 3 medalhas de ouro e 2 de prata.

Parabéns também ao fotógrafo do COB Jonne Roriz que preparou as lentes de sua câmera e conseguiu fotografar um peixe ao lado da nadadora medalhista de ouro soteropolitana, Ana Marcela Cunha, justamente quando ela estava chegando no final da prova. Show de fotografia.

Por fim, com muito orgulho de ser brasileira, peço mais investimentos governamentais e da iniciativa privada para os nossosatletas por que apoiar nosso esporte certamente dará resultado. 

Adeus às terras nipônicas, good bye Monte Fuji e que venha a Torre Eiffel em 2024.

Agda Correia Silva

22 respostas para “ARIGATÔ TÓQUIO 2020”.

  1. Avatar de Elaine Simão Fagundes
    Elaine Simão Fagundes

    Parabéns Agda por excelente texto, que nos permite a leitura e o conhecimento através de uma forma interativa e também agradabilíssima!!! 👏👏👏

    Curtir

  2. Um comentário sucinto e completo do desempenho do Brasil, e da Bahia, nos Jogos Olímpicos edição 2020 em Tóquio. Parabéns pelo texto e pela Bahia!!!

    Curtir

  3. Avatar de adriana c chiele
    adriana c chiele

    Parabéns querida Agda! Como sempre amante e dedicada ao esporte sua explanação quanto aos nossos sofridos e encarnados atletas brasileiros merece ouro! Que louvam nossa querida bandeira e não perdem o samba no pé! Nos trazem alegria e esperança e vamos em frente para França com toda nossa bagagem! Sucesso sempre amiga, bjs nossos!👏💐🙏😚

    Curtir

  4. Sim, um show foi ver esses atletas superando os seus limites, um exemplo para a nova geração, muitos são motivados por esse evento. Ficamos na torcida pra mais incentivos e investimentos a esses atletas que aviva e dão emoção aos nossos corações. Lindo texto Agda Parabéns

    Curtir

  5. Parabéns por suas brilhantes palavras. Apesar de tudo que estamos vivendo, as Olimpíadas de Tóquio foi maravilhosa e o Brasil com seus atletas militares mostrando suas vitórias. 👏👏👏

    Curtir

  6. Avatar de Sonia Mizushima
    Sonia Mizushima

    Parabéns Agda!, Vc conseguiu escrever muito bem!! Me fez sentir orgulhosa de nossos atletas e também de minha descendência japonesa. Arigatô.
    Está na educação, no espírito do japonês, a palavra “0motenashi” que quer dizer: “desejo de receber bem, com muita gentileza”.

    Curtir

    1. Amei Soninha. Fiquei feliz em aprender uma palavra nova em japonês. 0motenashi. Obrigada por sua amizade e consideração.

      Curtir

  7. Avatar de CARLOS Alberto Santos Corrêa
    CARLOS Alberto Santos Corrêa

    Parabéns pela qualidade dos seus comentários, que nos resgata aquele orgulho de ser brasileiro com essa essência de simplicidade, mas com muita garra aliada a vontade de vencer através de muitas lutas, desafios e perseverança.
    Desistir é para os fracos !
    🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿

    Curtir

  8. Excelente crônica !
    Você como ninguém que carrega o esporte na veia sabe e conhece bem o que significa ganhar uma medalha !
    Resultado de esforço , dedicação e disciplina dos atletas.
    Não posso deixar também de relatar as inúmeras medalhas que você já ganhou , por merecimento e pela dedicação ao esporte tennis . A melhor organizadora de campeonatos , locais e Nacionais , dividindo seu tempo e ao mesmo tempo somando uma trajetória invejável pelo êxito dos níveis de satisfação manifestado por todos que lhe conhecem e acompanha.
    Essa dádiva significa fruto de excelente trabalho de organização .
    Agradeço pela honradez de sua amizade, transferido e a condecorando sempre com medalhas de ouro.
    Beijos

    Curtir

    1. Obrigada Tony Brandão por suas generosas pakavras. Emocionante depoimento.

      Curtir

  9. Os jogos olímpicos sempre nos deixam lições. Vimos vários exemplos de superação, persistência, disciplina e fé.
    Temos vários projetos sociais esportivos carentes de apoio e outros revelando vencedores e campeões em muitas modalidades. Quando houver maior participação das instituições e incentivo do governo teremos maiores resultados e poderemos, quem sabe, figurar entre os oito melhores do mundo.
    Parabéns Agda Silva e Tenisbahia pela brilhante crônica e incentivo ao esporte na Bahia e no Brasil.
    Parabéns aos nossos atletas que sejam exemplo também para nossas crianças.
    @projeto.tenis

    Curtir

  10. Parabéns Agda ! Dinâmica e participativa como sempre, sua proativideda certamente lhe destaca como mulher e amante do esporte . Muito boa e pertinente sua crônica . Grande abraço. Jorge Leite

    Curtir

  11. Que crônica espetacular! Você como sempre ligada no esporte geral e principalmente no Tênis, que nesta olimpíada brilharam trazendo o bronze.
    Você e o TenisBahia deveriam participar do Esporte Da Bahia e do Brasil, com certeza os resultados dos nossos atletas seriam bem melhores com seu amor e dedicação pelo Esporte!
    Parabéns Agda e Tênisbahia!
    Quem não assistiu Às olimpíadas pode lê está crônica que fica por dentro de tudo que se passou em Tóquio . Parabéns

    Eliene Boente

    Curtir

  12. PARABÉNS querida Agda ! Amei seu comentário! Você sempre foi uma admiradora do esporte, acompanhando, participando, senão, assistindo. Nunca deixou de ter espírito esportivo. Mas acima de tudo é conhecer e torcer por um mundo melhor aos nossos esportistas tanto nos patrocínios, como nas melhores condições, reconhecimento e oportunidades de vida aos mesmos. Parabéns também aos nossos atletas não só pela garra e participação, como também pelo brilhantismo de suas vitórias..

    Curtir

  13. Avatar de Celha Valadares Trippo
    Celha Valadares Trippo

    Parabéns Agda Silva! Beleza de crônica, amei! Vc explanou muitíssimo bem as olimpíadas de Tóquio! Revivi com suas palavras as emoções que sentir em assistir os nossos atletas em ação, desempenhando muito bem as suas atividades, cada um na sua categoria! Foi fenomenal! Esperamos, que todos recebam mais incentivos financeiros dos nossos governantes e nós estaremos aplaudindo-os sempre c/orações e pensamentos positivos. Abraços!
    Celha Valadares Trippo

    Curtir

  14. Avatar de Nadir Fabris Moreira
    Nadir Fabris Moreira

    Agda, seu texto é uma inspiração para tds q tem um objetivo. O esporte abre portas, fortalece a alma, enobrece o espírito , nos faz ver um mundo onde tds possam vencer desafios, não importa raça, religião e até mesmo situação política. O mundo é complicado, mas ele nos oferece inúmeras ocasiões onde podemos nos unir e mostrarmos o qto somos fortes.
    Nas Olimpíadas, reúnem poderes , mas principalmente unem pessoas determinadas a vencerem preconceitos e promoverem mudanças . Que venham mais competições , independente da má vontade de alguns governantes q não incentivam os esportistas. A garra a determinação destes atletas ,que vc nos mostrou no texto , mostra toda emoção vivida naqueles momentos.
    Viva às Olimpíadas!

    Curtir

  15. Avatar de Newton Mizutani
    Newton Mizutani

    Muito boa a análise e a sua matéria Agda!! O nordeste em peso teve um grande peso sobre o total de medalhas!! O sacrifício que os atletas brasileiros enfrentam acabam compensando com essas medalhas maravilhosas!! Parabéns pela maravilhosa análise e competência!!

    Curtir

  16. Avatar de Elisabete Santos
    Elisabete Santos

    Parabéns pelo texto! Fez uma síntese excelente sobre as Olimpíadas!!! Gostei muito!!!

    Curtir

  17. Infelizmente investimento no esporte atualmente ta bem difícil. Os atletas medalhistas atuais sao egressos dos programas de apoio dos governos anteriores. Estamos em tempos sombrios. Parabéns Agda. Parabens a esses heróis da resistencia e da perseverança.

    Curtir

  18. Parabéns pelo texto, Agda!
    Grandes são os desafios enfrentados por nossos atletas até chegarem às Olimpíadas, mas com muita garra e determinação conseguem lograr êxito, mostrando, não só a nós, brasileiros, mas ao mundo, sua melhor campanha e fazendo história no Japão.
    Sua crônica traduziu tudo isso. Mais uma vez, Parabéns!!

    Curtir

  19. Fiquei impressionado com Agda Silva , conheci hoje em 15.11 21 pessoa maravilhosa e de cara fiquei seu amigo.Sua crônica foi perfeita. Espero que essa amizade se prolongue por toda vida. Aprendi muito com ela sobre tênis 🎾 e motivou a praticar esse esporte. Grande abraço amiga ♥️💙

    Curtir

  20. Tenho a certeza de que o povo japonês fez de tudo que poderiam, mesmo na pandemia, para que os jogos olímpicos transcorressem de forma saudável (Seguindo os protocolos sanitários), interativos, e com o verdadeiro sentido do ” Espírito Olímpico “.
    Aos nossos competidores, só temos a agradecer e nos orgulhar, pois, o trabalho e dedicação de cada um, apesar dos percalços, para poder representar um país onde POUCO SE INVESTE no esporte como ferramenta de inclusão social e opção de mudança de vida de váaaaaaaaarias pessoas, mas foram lá e atingiram suas marcas, quebraram seus recordes e mostraram que sim, somos capazes do que quisermos, desde que nos preparemos para tal.

    Curtir

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com